3 Alimentos que mais provocam GASES!
- Nadia Brazão
- 1 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Primeiro, é importante perceber que os gases são o produto da fermentação (maioritariamente) bacteriana no nosso intestino! 🦄💨Ou seja, elas fermentam os alimentos que nós ingerimos! Mas …
🥵#1 O problema pode não ser o alimento em si, mas advir de uma má digestão:
Imaginem cenários como: gastrite, refluxo, hipocloridria, cirurgia bariátrica, a remoção da vesícula, disbiose, sibo, parasitas intestinais… ou níveis elevados de stress; podem comprometer a digestão e desencadear uma fermentação intestinal excessiva!
Ou
🤯#2 O problema pode ser do alimento que ingerimos, que nos provoquem distensão abdominal (😵💫😤).
Aqui estão os possíveis culpados:
🍞 O trigo! O trigo é rico em frutanos e galacto-oligossacarídeos (GOS). Os frutanos são um tipo de hidrato de carbono fermentável presente em grãos, como o trigo, cevada e o centeio. Já os GOS são outro tipo de HC fermentaveis que podem ser encontrados em produtos lácteos e leguminosas, bem como no trigo. Ambos os tipos de FODMAPs podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas.
🫘Leguminosas: estas contêm diferentes tipos de FODMAPs, incluindo oligossacarídeos, como a rafinose e a estaquiose, e também os GOS. Estes HC fermentáveis podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas, principalmente se não os demolharmos corretamente.
Por exemplo: feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja, fava e amendoim.
🥛🧀Produtos lácteos: A lactose, açúcar presente no leite e derivados, também é um tipo de FODMAP. Além da lactose, o leite também pode conter pequenas quantidades de outros FODMAPs, como o GOS, que pode ser problemáticos para algumas pessoas.
Se sentes gases excessivos 🦄💨💨 ou barriga distendida 😬, experimenta removê-los durante um período de tempo (não é suficiente durante apenas 1 ou 2 dias, é preciso mais)!
🤓E por aí, já tinham percebido isto?! 😘
Comments